Esteroides para crescimento muscular atrapalham a memória

Não apenas fisiculturistas e halterofilistas, mas também um número crescente de frequentadores não profissionais de academias tomam esteroides para aumentar o crescimento muscular e o desempenho nos esportes. Um estudo britânico publicado na “The Open Psychiatry Journal” acaba de revelar que esses esteroides afetam de modo negativo a memória diária.

Pesquisadores da Northumbria University incluíram no estudo 100 homens com idades entre 18 e 30 anos que eram frequentadores regulares de academia. Metade do grupo usava esteroides. Eles descobriram que os usuários de esteroides eram 39 por cento mais esquecidos em termos de memória prospectiva, 28 por cento mais esquecidos quando recordavam memórias antigas ou fatos anteriores, e tinham uma diferença de 32 por cento na função executiva mental em comparação aos não usuários.

“Nossos achados sugerem que o uso de esteroides anabólico-androgênicos em longo prazo causa um impacto significativo na memória diária e na capacidade de lembrança de um indivíduo. Isso pode afetar muitos campos de ação diários, incluindo aspectos interpessoais, ocupacionais, educacionais e relativos à saúde”, explicou o autor do estudo Tom Hefferman

REFERÊNCIA