Frutas cítricas reduzem efeitos de dietas gordurosas

Laranja, limão e lima têm a capacidade de proteger o organismo dos perigosos efeitos da obesidade, como doenças do coração, fígado e o diabetes. É o que dizem pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O efeito foi observado em ratos alimentados com uma dieta calórica e rica em gordura, como a que é adotada pela maioria dos países ocidentais.

Flavonas são uma subclasse dos flavonoides, que são componentes encontrados em frutas, vegetais, flores, mel, chás e vinhos.

O trabalho brasileiro embasa outros estudos com animais e experimentos in vitro que encontraram essa associação entre flavonoides presentes em frutas cítricas e a redução do risco para doenças metabólicas. Segundo pesquisadores, isso acontece porque os componentes reduzem o estresse oxidativo.

Chamados de espécies reativas de oxigênio, os agentes dessa destruição são radicais livres gerados pelas células de gordura. Organismos obesos sofrem mais estresse oxidativo por possuírem mais células de gordura, o que diminui a capacidade natural do corpo de combater os radicais livres.

http://www.univadis.com.br/medical-news/343/Frutas-citricas-reduzem-efeitos-de-dietas-gordurosas