Posso fazer tratamento dentário usando medicação para osteoporose?

Uma preocupação de muitos dentistas em pacientes em uso de anti-reabsortivos para osteoporose é dos seus efeitos colaterais. Essa classe de medicamentos é representada pelo alendronato,risendronato e denosumab entre outros .

A complicação mais temida por dentistas chama-se osteonecrose de madíbula, sendo felizmente rara, acontecendo em 1 para cada 10mil a 100mil pacientes tratados por ano. Uma avaliação inicial com dentista em pacientes que iniciarão essa medicação deve ser orientada.

Para os pacientes com problemas dentários significantes DEVE-SE CONSIDERAR atrasar o início da medicação.

Para os pacientes que já estão usando a medicação e são requeridos procedimento dentários invasivo, não há nenhuma evidência que descontinuar ou interromper o tratamento vai diminuir o risco de osteonecrose de mandíbula. No entanto, parar o tratamento deve ser pelo menos considerado em pacientes submetidos a procedimentos invasivos extensos como extração de vários dentes. 

Referência: Endocrinology Clinical Practice Guidelines for the Diagnosis and Treatment of Postmenopausal Osteoporosis-2016 . Endocrine practice : official journal of the American College of Endocrinology and the American Association of Clinical Endocrinologists, vol 22, no. 9, pp. 1111-8. DOI: